Xerox do Brasil

O caso “Xerox do Brasil” teve seu principio nos anos 80, quando a companhia se deparou com uma perda substancial no mercado de copiadoras. Sua concorrente “Canon” conseguiu aprimorar seus produtos causando um forte impacto na concorrência, até então, dominada pela “Xerox”. Este impacto teve reflexos até mesmo nas ações da “Xerox” que atingiram níveis muito baixos motivando seu corpo diretor a tomar medidas corretivas em curto espaço de tempo, para tanto era necessário definir as causas e os efeitos de tal situação.

O benchmarking da “Xerox” teve inicio internamente, para examinar as atividades dos processos da empresa. Este não obteve o resultado esperado levando a enormes diferenças de perspectivas, não havia um consenso de qual estratégia adotar. O benchmarking competitivo se deu devido à necessidade em estudar o concorrente, assim as repostas foram obtidas no ambiente externo, este proporcionou melhores resultados norteando suas atitudes e estrategias. Os projetos seguintes, os mesmos conflitos surgiram, pois deixavam o ambiente externo em último plano.

O benchmarking tem o propósito de uma comparação saudável, trazendo respostas e proporcionando uma maior competitividade das empresas contemporâneas.

Igor Fernando Marcelino
Contábeis 3º semestre

5 comentários:

  1. Pelo estudo do caso da Xerox, notei que houve a necessidade da ameaça para que o grupo saísse da posição de conforto para aprimorar suas ações em busca de melhoramentos e redução de custos. O gestor preparado deve criar essa situação de caos programado para que a empresa busque o nivelamento com seus concorrentes.

    A empresa sabe que está se saindo bem quando é motivo de estudo por seus concorrentes em busca de benchmarking.
    É isso!

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  2. O comodismo empresarial acaba ocorrendo quando a empresa ilusoriamente detém do conceito seguinte: somos únicos. Nas frenquentes mudanças em que vivemos, ninguém é único, nenhum produto é tão perfeito que nunca necessitara ser aprimorado, o que ocorreu com a Xerox foi exatamente isso, comodismo. Outras empresas verificaram sua deficiências e se aprimoraram lançando produtos superiores tirando a Xerox do nível número 1 do segmento no mercado.
    Como citado pelo Alexandre acima, em outras palavras, não da para esperar ocorrer a queda, deve- se estar preparado para as incertezas do mercado, o gestor deve estar preparado para eventualidades negativas, tendo em mente um possivel planejamento que auxiliara na resolução de conflitos.

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  3. Foi a primeira liçao para empresas para que pudessem estar conectadas com o externo, vendo a necessidade da população com a evolução do mercado, procurando aprimorar seus produtos e serviços oferecidos,assim não permitindo ficar atrás de sua concorrência.

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  4. Não tenho duvidas que comparações entre organizações é uma atitude sabia, devido a mutação veloz de produtos e serviços oferecido pelos concorrentes, afinal para se estar a frente do tempo é preciso conhecimento criar e antecipar tendências.
    Com o mercado cada vez mais veloz e globalizado é fundamental que a empresa seja rápida independente de seu tamanho e prestigio de mercado, outro caso que podemos ponderar, atualmente o Orkut foi trocado pelo facebook e tão grande é a Cia que esta por traz do Orkut e não conseguiu segurar seu prestigio. Não tenho duvidas quanto ao benchmarking feito entre essas Cia, so podemos dizer que o Orkut lentamente vai sendo esquecido.

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  5. Na minha visão a "Xerox do Brasil", se acomodou e não avaliou o seu ambiente externo chegando a uma situação critica onde seu concorrente tomou boa parte de seu mercado. Esse caso mostra que mesmo se a empresa for a líder de mercado sempre tem que estar atenta aos seus concorrentes e sempre buscando a excelência nos processos de produção e atendimento junto aos clientes e também ter um feedback para avaliar como seus produtos estão sendo aceitos e qual as novas necessidades de seus clientes podendo assim estar lançando novos produtos que atendam a essas novas demandas e assim sempre estar a um passo a frente de seus concorrentes.

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