Terceirização

Em Reunião da Diretoria da Pizzaria Peperone no último dia 08 de março de 2012 foi observado a necessidade de ampliação do quadro de pessoal para atender ao aumento da demanda verificado a partir do mês de fevereiro. Este aumento já é resultado das ações propostas pela empresa de consultoria.
Foi apresentado, como proposta, a seguinte situação:
ü Duas funcionárias, que atualmente fazem a limpeza da loja, passarão por treinamento para atuarem no atendimento telefônico e anotações dos pedidos.
ü Dois funcionários, que auxiliam na recepção, passarão por treinamento e atuarão como garçons.
ü Um funcionário, que atende os carros dos clientes e funcionários, será treinado para auxiliar de cozinha.

Desta forma, para repor essas vagas, iremos contratar uma empresa terceirizada para a limpeza e uma para a recepção e o atendimento do estacionamento.
Outra empresa que será contratada como terceirizada é a de Motoboys para as entregas Dellivery.
Seguindo esta opção, teríamos os seguintes benefícios:
·   Foco no principal ramo de atividade: Pizzaria
·   Um maior efetivo no principal ramo da pizzaria, com pessoal já inserido no convívio organizacional;
·   Diminuição das preocupações e despesas eventuais com limpeza;
·   Melhor possibilidade de escala de folgas dos funcionários,
·   Maior facilidade de agendamento de férias dos funcionários sem perder o efetivo nessas áreas.
·   Segurança e serviço especializado com nossos clientes ao chegarem à Pizzaria;
·   Como vamos reaproveitar nossos funcionários, não teremos despesas adicionais com demissões, podendo assim, reavaliar o planejamento financeiro e organizacional com maior facilidade.

Estando todos de acordo com estas mudanças passamos agora para o planejamento das contratações das empresas terceirizadas, como:
·         Pesquisa de mercado;
·         Definir as exigências legais e diferenciais que iremos buscar em nossos novos parceiros;
·         Preparar os treinamentos dos nossos funcionários;


Alexandre Miguel Ferreira de Almeida
RA 25.040.901-80

5 comentários:

  1. É claro que nossos benefícios serão muitos, afinal quando o objetivo fim é focado com exclusividade o resultado será mais satisfatório, assim todos os gestores concordaram com a contratação das entidades tercerizadas.
    Quero dar ênfase na pretenção de parceria com a empresa de motoboys, onde estávamos enfrentando alguns problemas devido ao números de funcionários trabalhando neste ramo ser pequeno e qualidade do serviço ser insatisfatório pela agilidade ineficaz, esta nova alternativa encontrada é uma grande proposta de resolução de conflitos existentes até o momento.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a terceirização é muito valida assim a empresa pode foca na atividade fim, mas acredito que os motoboys estão ligados no que se diz respeito à entrega do produto ao cliente, ou seja, está ligado de certa forma na atividade fim, creio que é um setor delicado para ser terceirizado eu sou favorável a contratação de motoboys e fornecermos o uniforme a eles vinculando assim à pizzaria. No restante acho que a Pizzaria Peperone esta no caminho certo focando na atividade fim onde poderá oferecer maior qualidade no produto e atendimento e terceirizando as atividades meio como limpeza e valet.

    ResponderExcluir
  3. O Srº Alrxandre Miguel detalhou com muita propriedade os beneficios das terceirizaçãoes feitas em nossa pizzaria.
    Estas terceirizações trazem consigo a especialização da ativade desenvolvida pela empresa terceirizadora, que ja possui um "know how" necessario p/ prestar estas acessorias.

    ResponderExcluir
  4. Com estes serviços terceirizados irá nos auxiliar muito no dia-a-dia e claro nos trara benefícios como redução de custos e tirando algumas responsabilidades como encargos trabalhistas. Sem falar que aumentara agilidade no serviço, possibilitando uma melhor qualidade ao atendimento aos nossos clientes.

    ResponderExcluir
  5. A terceirização tem seus pós e contras, não tenho duvidas quanto aos benefícios, mas agregado a ele vem o aumento de custos pois a empresa contratada para prestar o serviço de terceirização cobra uma taxa em cima de cada funcionários que nos contratarmos. Por tanto o custo de cada funcionário terceirizado aumentará em media de 15% referente ao funcionário da CLT, mas inicialmente temos que analisar o caixa da empresa se o mesmo suportaria essa alteração. Nossa empresa leva a serio todos os critérios de segurança e oferecemos todos os equipamentos de proteção aos nossos colaboradores, sendo assim minimizando prejuízos futuros devido a ações trabalhistas. No meu modo de vista a única vantagem na terceirização seria se nossos colaboradores tenham muitos benefícios que no caso os terceirizados não teriam.
    Sendo assim acredito que teremos que estudar novamente o caso de terceirização.

    ResponderExcluir