Reengenharia

1 - Pesquise outras definições de Reengenharia que não foram apresentadas neste capítulo.
Em meio à pesquisa achei no uma matéria com o título “Reengenharia: Um guia de referência para o executivo” da “Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil.” datada do ano de 1994 e escrita por José Ernesto Gonçalves onde ele cita a importância da reengenharia nas empresas. Nessa matéria ele também cita os seus diferentes nomes, empresas que utilizaram e seus autores seguem abaixo a lista:
BPI – Business Process Improvement -  Aperfeiçoamento de Processos – Empresa: ASQC – Autor: Harrington
PI – Process Inovation – Reengenharia de processos – Empresa: Ernst & Young – Autor: Davenport
GP – Gerenciamento de processos – Empresa: Rummler & Brache – Autor: Rummler & Brache
BPE – Business Process Engineering – Engenharia de Negócios – Empresa: Texas Instruments – Autor: XX
CPR – Core Process reengineering – Reengenharia de Processos – Empresa: McKinsey – Autor: XX
BPR – Business Process Reengineering – Reengenhraria de Processos – Empresa: Coopers & Lybrand (UK) – Autor: Johansson
BPR – Business Process Reengineering – Reengenhraria de Processos – Empresa: Coopers & Lybrand (USA) – Autor: Knorr
BR – Business Reengineering – Reengenharia de Empresa – Empresa: Index – Autor: Hammer
Em sua maioria o conteúdo encontrado referente à reengenharia e suas definições são praticamente as mesmas encontradas no PLT, ou seja, a reengenharia tem a função de reconstruir do zero toda uma estrutura de processos centrais na linha de produção ou de serviços e que pode ser facilmente confundida com a TQM, mas lembrando de que a reengenharia não introduz melhorias no processo e sim o que ela propõe é o redesenho visando atender uma maior necessidade de produção.

Bibliografia:
http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75901994000400004.pdf
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/reengenharia.htm
Felipe Kioshi Wada Domingues
2º Administração



2 – Por que é essencial a escolha de liderança da equipe de reengenharia? Explique.
O líder deve ter uma visão estratégica, A liderança é um fator ativo que comanda uma equipe com um conhecimento geral da organização, estar atento ao mercado e pronto para desafios, metas claras e bem definidas, onde todas as ferramentas de trabalho e administração precisam estar alinhadas, comunicação clara e direta com a equipe.

Eduardo Pelegrini
2º Administração


3 – Quais as principais implicações na escola dos membros que forma as equipes de reengenharia? Por que isso acontece?
Ser forte para superar as dificuldades de conduzir um projeto, ser agressivo tendo visão para formar a equipe e comandar, ser comprometido com a missão em busca dos resultados positivos, esse são alguns fatores que agregam resultados favoráveis ao sucesso do projeto.
Mas ter conhecimento sobre a organização como um todo de modo a realizar a reestruturação de forma clara e responsável tornando-a totalmente viável e rentável.
Pessoas com essas características devem forma uma equipe capaz de enfrentar os desafios do processo.

Eduardo Pelegrini
2º Administração


4 - Com base nos elementos que caracterizam um processo, dê um exemplo e identifique cada um dessas características.  
O comércio eletrônico é um método moderno de negócios que atendem as necessidades das organizações, dos negociantes e dos consumidores com o objetivo de reduzir custos, melhorar a qualidade de produtos e serviços e aumentar a velocidade de distribuição. Alguns pontos importantes dessa reengenharia são:
·         redução de custos
·         interação mais rápida com o consumidor
·         melhoria na qualidade dos serviços.
Em geral, pode trazer melhorias para uma empresa aumentando a sua eficiência em encontrar e interagir com consumidores, na comunicação e no desenvolvimento de novos produtos. Novos mercados serão abertos e o seu domínio de atuação deixará de ser limitado da sua região geográfica para um mercado global.

Antonio Galdino Filho
3º Contábeis



 5 - Discuta as definições dadas ao termo projeto.
Como vemos no quadro 7.1 do PLT – pg.148, o termo Projeto tem basicamente o mesmo significado.
Nota-se que se referem a um conjunto de atividades, ações ou processos que tem um objetivo comum prevendo ou fazendo uma estimativa do tempo de sua conclusão e o montante de investimentos financeiros.
Um projeto deve ser minucioso, apresentando suas etapas, sua sequência, suas funcionalidades, tempo de execução, valor destinado etc.
Para cada etapa deve-se definir as ferramentas que serão utilizadas, pessoal especializado, controle necessário etc.

Alexandre Miguel
3º Contábeis



6 - Qual a importância da inovação em processos?
Sabendo- se que processo é a transformação de imputs em outputs, podemos dizer que quanto mais inovação se tiver neste meio, se terá um produto com maior qualidade, baixo custo e satisfação do cliente, o que nos dará lucro.
Assim, a inovação em processos é de suma importância, pois por meio de sua utilização conseguiremos melhorar o desempenho organizacional, ficando a frente da concorrência que utilizar algum tipo de processo já defasado.
Em suma tendo por base que o mundo segue globalizado, com excesso de oferta, competição, entre outros. Há a necessidade voraz de fazer modificações nos processos, sempre visando de forma estratégica, rapidez e flexibilidade, baixo custo, lucratividade e principalmente, a satisfação do cliente.
A inovação em processos é determinante para a conquista de vantagens competitivas.
Igor Fernando Marcelino
3ºContábeis




7 - Explique as fases do gerenciamento de projetos e discuta sua importância para as organizações.

O processo pode ser definido como sendo um empreendimento temporário feito para criar um produto ou serviço. Para tanto é necessário que ele passe por algumas fases para se chegar ao intuito final. Primeiramente iniciamos o projeto, onde adquirimos a autorização do projeto, sem isto nada ocorre. Em seguida, faz- se um planejamento que ira nos propor um caminho para se chegar ao objetivo, prevendo possíveis risco que podem surgir no futuro. Neste momento é chegada a hora da execução do projeto em questão, aqui são desenvolvidas as atividades que auxiliaram na execução do mesmo.
Posteriormente é a vez de ser feito um controle sobre o planejamento, ocasionando modificações sempre que necessário, aqui se identifica possíveis desvios, onde devem ser estabelecido mudanças de rumo. E por fim, chegamos ao encerramento, onde se formaliza a aceitação do projeto e a encerra de forma organizada.
Cada fase realizada tem muita importância para atingir os resultados esperados, uma depende da outra para ocorrer.
Michele Yamamura
3ºContábeis 



8 - Por que os fundamentos da Reengenharia são utilizados até hoje, mesmo sendo veementemente criticados?
Pelo que podemos notar das críticas sobre a Reengenharia, não classificamos nada que desabone sua implantação desde que seja séria, com objetivos claros e voltados para o atendimento ao cliente, seja para melhoria dos produtos ou pela inovação de processos.
Empresas como Sony, Citibank e a Cânon são exemplos de inovações que vieram para atender seus mercados.
Acredito que as críticas são mais aplicadas para empresas sem compromisso com ética, moralidade e atendimento das suas missões.
Alexandre Miguel
3º contábeis




Um comentário:

  1. A Reengenharia é um procedimento radical de reconstrução na estrutura de produção da empresa, e dependendo da necessidade de aumento na produção ou um melhor aproveitamento de todo processo de produção visando uma redução de custos se faz necessária. A sua implantação causa certo constrangimento e desconforto entre os colaboradores dentro da empresa já que uma de suas etapas é apontar os setores que estão com problemas afim de elimina-los no redesenho da nova estrutura.

    ResponderExcluir