Paradigma

O que você entende por mudança organizacional e quebra de paradigmas? Informe como a empresa moderna deve se preparar para mudar sempre que necessário.
Em uma Era informatizada, automatizada e em um momento de transformações  é fundamental que a organização se atualize constantemente para atingir a excelência e assim sua maximização de lucros.
No passado, passavam-se aproximadamente dez anos para ocorrer modificações significativas, hoje bastam meses. Uma ferramenta de trabalho, por exemplo, pode ser a mais evoluída no momento, porém decorridos alguns meses é possível que já esteja ultrapassada.  É neste momento que a organização se torna competitiva ao diagnosticar ou ainda, criar novos meios estratégicos para aderir espaço na linha de frente do mercado.
Existem mudanças organizacionais que em determinado momento deverão ocorrer, como por exemplo: mudanças estruturais (mudar o ambiente, o maquinaria, procedimentos...), gerenciais (mudar o modo de gerir as informações e resultados), comerciais (fornecedores,parceiros...), produção (mudar as características do produto, criando novos conceitos) e assim por diante.
Há processos que uma empresa moderna ( se atualiza constantemente) transita , dentre eles é inevitável que haja a quebra de paradigmas, pois a medida que esses padrões atuais de referencia não suprir as necessidades geradas, dá- se inicio a uma crise que será superada posteriormente com a chegada de um novo paradigma que solucione o problema. É imprescindível que os gestores da organização tenham flexibilidade em sua gestão e criatividade para atender as exigências do mercado, onde operaram mudanças internas e externas quando necessário.
Em suma, uma organização moderna deve estar preparada para as modificações atuais e futuras. Para tanto  é necessário que se faça  investimentos primordialmente em tecnologia, para produzir o máximo necessário com qualidade; e na análise de mercado, para identificar as necessidades do ambiente que a envolve.
Michele Yamamura

6 comentários:

  1. Acredito na modernização e nas inovações de mercado e novas formas de administrar sendo benéfico para a humanidade, lembrando que tudo isso é impulsionado pelo mercado consumidor e por direcionamento de mercado, estímulo de consumo feito pelas empresas, o consumidor ávido por novos produtos criando necessidades de consumo de novos produtos e serviços inimagináveis há vinte anos. O público consumidor aguarda por novos lançamentos mês a mês, obrigando as empresas a serem rápidas e ágeis estando atentas a todos os acontecimentos ao seu redor, buscando formas de administrar e se conectar com clientes na era digital impulsionado pelo uso cada vez maior da internet.
    A rapidez dos acontecimentos do mundo atual obriga o gestor a ser cada vez mais versátil ágil e polivalente, com a mesma rapidez obriga a rever padrões e paradigmas, proporcionando quebras de paradigmas ou formas para se adequar à medida que o mercado e as novas tecnologias são disponibilizados para uso do público consumidor.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos o fenômeno chamado globalização, aonde informações chegam com muita rapidez e mudanças ocorrem com muita frequência. Com isso, uma organização empresarial encontra-se obrigada estar atualizada para atender a demanda do que o mundo necessita, para que não perca em sua lucratividade e tenha o risco desaparecimento no mercado.

    Para que sejam atendidas estas necessidades, devem-se ocorrer as mudanças organizacionais, a forma de gerir, de produzir o que é necessário para aquele momento, pois o que hoje serve a humanidade, amanhã poderá não servir mais. São estas mudanças de processos ou pensamentos que entendo que seja quebra de paradigmas.

    ResponderExcluir
  3. Penso em uma maneira simples de traduzir, a empresa rápida vence a empresa lenta. Com a globalização a era digital, não tem como ficar parado e sempre fazendo a mesma coisa que era feita a anos atras.

    Extratégia junto com planejamento é a arma mais poderosa de uma empresa para quebrar paradigmas e vencer em um mudo moderno.

    ResponderExcluir
  4. As empresas atuais que possuem uma gestão moderna, podem ser consideradas modernas, caso contrário elas estarão apenas sobrevivendo e correndo atrás das suas necessidades. Uma empresa moderna tem a capacidade de planejar suas mudanças de forma que quando as ocorram, já estejam estabelecidas algumas diretrizes que farão com que seja feito tudo de forma organizada.
    Nota-se empresas que costumam utilizar suas energias para apagar incêndios do que agir para que não ocorram sinistros. É o mesmo que ficar varrendo a calçada do que podar a árvore na época em que as folhas começam a cair.

    Quanto à quebra de paradigmas: acredito que esse modelo de empresa, que tem flexibilidade para mudanças, já se tornou um paradigma.
    Atualmente as empresas que querem ser competitivas, éticas, e principalmente lucrativas, já utilizam os modelos de empresas flexíveis.
    É isso.
    Alexandre

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  5. De fato muitas empresas nos dias de hoje estão atualizadas e modernas nos equipamentos ou nos seus sistemas de atendimento abrindo novos canais de comunicação com seus clientes, como redes sociais, propagandas em sites de vídeos, banners espalhados em inúmeros lugares de diversos sites de noticias tudo em prol de aumentar a sua carteira de clientes.
    Mas acho que os novos administradores têm que estar atentos a sua estrutura interna e na sua estrutura externa no mercado e procurando atender e seguir o fluxo do mercado, só não podemos esquecer que valores como ética, respeito e reputação mesmo em tempos modernos nunca deixaram de serem fatores de preferência entre os consumidores de seus serviços ou produtos.

    ResponderExcluir
  6. Nos tempos de hoje, as empresas estão sempre mudando seus processos de produção ou de prestações de serviços, mais tecnologia,mais pesquisas sobre seus produtos tendo em vista a satisfação de seus clientes e consumidores, e para não ficar atrás no ambiente de mercado.Mas para isso as empresas modernas precisam planejar, preparar seus funcionários para a nova mudança para que não haja problemas mais á frente.A mudança organizacional é quase ou é uma obrigação das empresas que queiram estar sempre no alto nível, se manterem como uma organização bem sucedida.

    ResponderExcluir